top of page

Notícias

Foto do escritorComunicação CBRUrussanga

Webconferência vai debater recursos hídricos focado na indústria

Atualizado: 13 de mar. de 2022


No dia 16 de março, acontecerá a webconferência “Eficiência do uso de recursos hídricos no setor industrial”, organizada pelos Comitês das Bacias dos Rios Urussanga, Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba. A programação faz parte do seminário “Gestão de Recursos Hídricos e a Segurança Hídrica nas Bacias do Extremo Sul Catarinense”.

Representantes da Aguar, entidade que presta apoio administrativo e técnico aos Comitês de bacias hidrográficas do Extremo Sul Catarinense realizaram mais uma reunião para debater junto aos representantes da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a programação conjunta da capacitação que será realizada em parceria com a Instituição.

O presidente da câmara técnica de meio ambiente e sustentabilidade da Fiesc, José Lourival Magri, aponta que trabalhar as questões ligadas à água é fundamental para o setor produtivo. “As indústrias sabem que precisam de água nos seus processos e na transformação dos seus produtos. Esse evento que será promovido em conjunto é muito importante para buscar formas de produzir e otimizar o uso da água”, comentou Magri.

A engenheira ambiental e assessora técnica do Comitê da Bacia do Rio Araranguá, Michele Pereira da Silva, frisa que em períodos de escassez hídrica, há dificuldades como água na rizicultura e que se não pensar em soluções e buscar tecnologia, vai começar a faltar para indústria também. “Buscar soluções mais sustentáveis e positivas para o meio ambiente pode se tornar uma economia para a indústria", afirma.

O representante da FIESC, vai na mesma linha de tecnologia. Inclusive afirmando que elas já estão disponíveis e que é preciso inovar no dia a dia para busca da sustentabilidade. “O uso da água passa a ser preponderante nas questões ambientais, de sustentabilidade e nos processos produtivos. A Fiesc entende que trabalhar nas questões ligadas à água é fundamental. E os Comitês de Bacias Hidrográficas do Extremo Sul de Santa Catarina estão alinhados no que a Instituição vem defendendo”, declara.

Para o evento, segundo a geógrafa, doutora em Geografia e assessora técnica do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Maria Adami, estão previstos convidados para debaterem sobre soluções para o uso eficiente da água no processo produtivo, cases de boas práticas de uso de recursos hídricos nas indústrias e as estratégias de uso no período da estiagem, e o uso da água em empresas cadastradas no Sistema de Cadastro de Usuários de Água de Santa Catarina das bacias hidrográficas do Extremo Sul.

Rose comentou que a parceria poderá render outras possibilidades de trabalho. “Os Comitês do Extremo Sul Catarinense e a Fiesc poderá render outras possibilidades de trabalhos em conjunto, focadas no uso eficiente da água no processo produtivo e no apoio à agenda da água que a Fiesc pretende desenvolver futuramente”, disse.

13 visualizações0 comentário

Comments


CAB-URUSSANGA.png
  • /RIOURUSSANGA
bottom of page