O Comitê da Bacia do Rio Urussanga realizou nesta quarta-feira (09/03) a primeira Assembleia Geral de 2022. O encontro recebeu informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDE) sobre como o Comitê receberá o apoio do Estado no novo modelo de gestão via Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), proposto pelo Estado de Santa Catarina. A reunião foi realizada por videoconferência, ainda respeitando os protocolos contra covid-19.
O presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Fernando Damian Preve Filho, avaliou a participação dos membros do Comitê como boa e salientou a importância de mantê-los informados sobre os trabalhos desenvolvidos. “É muito importante a participação de todos os representantes das organizações membros nas reuniões do Comitê, nas capacitações e nas ações desenvolvidas, para que possam ter conhecimento e também propor ações voltadas à gestão de recursos hídricos, em suas instituições”, comentou o presidente.
Na reunião foi apresentando as ações que o Comitê vem desenvolvendo em parceria com o Comitê da Bacia do Rio Araranguá, pelo atual termo de fomento do Estado junto a Aguar, entidade executiva que atualmente presta serviços com apoio técnico, logístico, operacional e administra os recursos disponibilizados pelo Estado.
De janeiro a dezembro de 2021, o Comitê Urussanga realizou 78 ações, entre reuniões internas e externas de articulações e mobilizações, entrevistas em rádios e TV, eventos e parcerias para o plantio de mudas de espécies nativas. “Uma das ações importantes realizadas pelo Comitê, em parceria com a Sema, foi o Lançamento do Plano de Recursos Hídricos, que é o documento norteador na gestão de recursos hídricos da bacia do rio Urussanga para os próximos cinco anos”, disse a técnica em recursos hídricos, Rose Maria Adami.
Na sequência, o representante da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e do Estado de Santa Catarina, Vinícius Constante, informou que já existe uma movimentação para que a Fapesc abra um edital de chamamento via instituições de ensino superior com o objetivo de fomentar o funcionamento dos Comitês de Bacias Hidrográficas. “O modelo e as documentações estão prontos”, garantiu.
Segurança hídrica junto às indústrias
Os representantes das organizações membros do Comitê Urussanga ainda foram convidados a participar da quinta capacitação com o tema “Eficiência do Uso de Recursos Hídricos no Setor Industrial”, que acontecerá no dia 16 de março em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O presidente, Fernando Preve, chama atenção dos representantes das organizações membros do Comitê, sobre a responsabilidade de participação que cada membro tem em ocupar uma cadeira no Comitê. “É preciso ter clareza da responsabilidade enquanto membro. Mudanças estão em andamento e é preciso levar essas informações aos seus pares e propor ações que possam contribuir com a gestão desse bem tão precioso, que é a água”, sublinhou.
Comments