Durante a assembleia do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, no dia 11 de setembro, os representantes de entidades membros também participaram da quinta capacitação com o tema “O papel dos membros dos Comitês de Bacia na gestão de águas”. A capacitação foi conduzida por meio de videoconferência pela especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Flavia Simões, que iniciou salientando a função do órgão colegiado que é discutir e deliberar sobre a política das águas de uma bacia hidrográfica.
As competências e atribuições dos Comitês e das Agências de Água foram abordadas pela profissional, bem como experiências acompanhadas pela ANA. “A proposta da capacitação foi aprimorar a atuação dos membros do Comitê Urussanga trazendo perspectivas que a ANA tem no acompanhamento dos comitês de bacias interestaduais. Os Comitês têm um papel mais político em geral e as agências mais executivo. E isso causa confusão na hora da atuação dos membros. Membros podem colaborar trazendo dúvidas para esclarecer. No Brasil temos uma diversidade muito grande e cada lugar tem sua peculiaridade”, pontua Flávia.
A especialista também destacou o programa ProComitês, que é voltado ao apoio operacional e institucional aos órgãos colegiados a partir de incentivo financeiro ligado ao cumprimento de metas. Para Filipo de Brida, diretor do Samae de Urussanga e membro do Comitê Urussanga, a capacitação vem de encontro ao fortalecimento do Comitê e o envolvimento dos membros. “Mostra a importância do trabalho que é feito com comprometimento e a luta dos Comitês, enaltecendo a necessidade de participação como membro”, frisa.
Comments