top of page

Notícias

Foto do escritorComunicação CBRUrussanga

Gestão das águas: Secretaria do Estado realiza visita de acompanhamento no Sul

Profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina (SDE) participaram de uma reunião de fiscalização junto à entidade executiva Associação de Proteção da Bacia do Rio Araranguá (AGUAR) na tarde de quinta-feira, dia 12. A ação é uma exigência legal prevista no Decreto Estadual nº 1.196/2017.


A entidade executiva AGUAR, responsável pela gestão administrativa dos Comitês de Bacias dos rios Urussanga e Araranguá, apresentou os resultados dos indicadores previstos no termo de colaboração, a aplicação do recurso repassado, o desenvolvimento dos Planos de Trabalho e de Comunicação, bem como a apresentação dos bens adquiridos como material permanente.


César Rodolfo Seibt, da equipe de Fortalecimento dos Comitês, destaca o bom andamento da execução das atividades através da AGUAR e equipe técnica. “Pleno atendimento das metas preconizadas e excedendo muito o previsto. Espera-se que a entidade seja muito pró-ativa no apoio aos Comitês de Bacias no intuito de fortalecer a gestão, os próprios Comitês e a própria organização. Isso remete a um processo de maior participação da sociedade e de maior visibilidade por parte do Comitê dentro desse contexto. Entendemos que é de grande valia o trabalho que está sendo realizado e também com excelentes resultados dentro do contexto das bacias. Um bom trabalho em nível estadual”, frisa.



Segundo a coordenadora da AGUAR, Cenilda Maria Mazzucco, a maior dificuldade no cumprimento de metas é obter quóruns estipulados em setores específicos para as assembleias. “Os Comitês têm dificuldade de alcançar essas metas. Os usuários de água são os mais interessados e que comparecem mais nas reuniões, enquanto os números são inferiores para sociedade civil e órgãos públicos. Para melhorar neste aspecto, a SDE sugere o processo de fortalecimento de quadro de membros e a busca de mais projetos que possam reforçar a gestão”, pontua.


O secretário executivo do Comitê Urussanga, Fernando Damian Preve Filho, salienta que a equipe técnica da AGUAR produziu relatório substancioso e consistente e a avaliação das metas e ações feita pelos profissionais da SDE foi positiva em relação aos trabalhos desenvolvidos no extremo sul catarinense. “Tendo em vista a abrangência territorial e representatividade do Comitê, reunir os 40 membros acaba sendo o desafio permanente. A sugestão é de pensar na possibilidade de modificação deste número”, comenta.


Para a técnica em recursos hídricos, Rose Adami, a avaliação analisa o apoio administrativo, técnico, logístico e operacional. “A avaliação do projeto por parte da DRHI/SDE foi de suma importância para sabermos se a Aguar, enquanto entidade executiva, está no caminho certo com relação ao apoio administrativo, técnico, logístico e operacional no Comitê da Bacia do Rio Urussanga”, pontua.


Participaram da reunião os profissionais da Diretoria de Recursos Hídricos e Saneamento da SDE, Cesar Seibs e Thiago Zanatta, os secretários executivos dos Comitês de Bacias dos rios Urussanga e Araranguá, Fernando Damian Preve Filho e Yasmine de Moura da Cunha, e a equipe técnica da AGUAR, Cenilda Maria Mazzucco, Graziela Elias, Francine Ferreira, Michele Pereira da Silva, Sandra Cristiano e Rose Maria Adami.



Texto: Eliana Maccari - Jornalista MTB JP 04834SC

Fotos: Francine Ferreira - Jornalista

13 visualizações0 comentário

Comments


CAB-URUSSANGA.png
  • /RIOURUSSANGA
bottom of page