Representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e da entidade executiva Aguar participam,desde o dia 21, do ENCOB 2019, em Foz do Iguaçu (PR), que segue com programação até o dia 25. Com mais de 1,2 mil pessoas, as discussões relevantes são voltadas para os recursos hídricos e os Comitês de Bacias Hidrográficas de todo o país.
No encontro nacional, os representantes acompanham debates importantes como a reunião do Fórum Catarinense de Comitês e a discussão do Plano Nacional de Recursos Hídricos 2021-2040. Uma avaliação da atual situação dos Comitês de Bacias de Santa Catarina foi feita pelos participantes, bem como do andamento do trabalho das entidades que assumiram as secretarias executivas. Além disso, os Comitês catarinenses debateram sobre os regimentos, eventos para 2020 e deliberação a respeito das ações a serem tomadas a respeito do atual momento.
“No Fórum Catarinense discutimos sobre o envolvimento com a sociedade no que se refere a participação e mobilização. Esperamos evoluir nesse sentido baseados em experiências de outros segmentos. Precisamos de mais setores preocupados com a questão água. Avançar com diálogo para soluções unindo indústria, meio rural e sociedade é o caminho”, pontua o secretário executivo do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Fernando Damian Preve.
Segundo Fernando, outros aspectos foram debatidos em oficinas, workshops e rodas de diálogo, como, por exemplo, os indicadores de funcionamento dos Comitês e a preocupação com o apoio financeiro nas esferas de Estado e Federal. Além do secretário executivo, também representa o Comitê Urussanga o membro da Colônia Z33, Antonio Adilio da Silveira. A entidade executiva Aguar está representada pela coordenadora, Cenilda Maria Mazzucco e pela técnica de recursos hídricos, Rose Maria Adami.
Comentários