A Diretoria de Recursos Hídricos (DRHI) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) realizou uma reunião virtual no dia 8 de setembro para cumprir a exigência legal de acompanhar e fiscalizar o andamento da execução do projeto pela equipe técnica e presidência da entidade executiva AGUAR, que presta apoio técnico, logístico, administrativo e operacional ao Comitê de Bacia do rio Urussanga e ao Comitê de Bacia do rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba.
De forma remota, os técnicos da DRHI/SDE, Tiago Zanatta e Cesar Seibt, acompanharam a apresentação da AGUAR. As técnicas Rose Maria Adami, que apoia o Comitê Urussanga, e Michele Pereira da Silva, do Comitê Araranguá, expuseram as atividades desenvolvidas e em andamento de cada Comitê, referentes aos planos de trabalho, capacitação, mobilização e comunicação, e as atividades de organização interna. Já a coordenadora da AGUAR, Cenilda Maria Mazzucco, mostrou os indicadores de avaliação de cumprimento de metas relacionadas ao projeto, que alcançou excelentes resultados.
O gestor do projeto, Tiago Zanatta, prestou orientações e esclarecimentos relacionados aos procedimentos e à prestação de contas. Ele parabenizou a equipe técnica da AGUAR e Comitês pelo excelente trabalho desenvolvido. “A reunião de fiscalização sempre é importante para orientar procedimentos e dar maior segurança na execução dos trabalhos, além de permitir maior aproximação do órgão gestor com os Comitês e as organizações executivas”, pontua Cenilda.
Os presidentes e secretários executivos dos Comitês que acompanharam a reunião avaliaram como muito positiva a atuação da entidade executiva AGUAR no apoio aos Comitês do Extremo Sul Catarinense. Porém eles destacaram como ponto negativo o modelo adotado no repasse dos recursos para a entidade executiva.
O excesso de detalhamento na prestação de contas, que exige muitas horas dos técnicos, bem como a ausência de apoio financeiro para a manutenção das entidades executivas e para cobrir despesas eventuais na execução dos projetos foram pontos ratificados pelo presidente da AGUAR, Antonio José Porto.
Os técnicos da SDE/Diretoria de Recursos Hídricos, Tiago Zanatta e Cesar Seibt parabenizaram integrantes dos Comitês e da equipe técnica da AGUAR pelo excelente trabalho desenvolvido, e informaram que um novo modelo de repasse de recursos está em análise, mas permanecendo o apoio do Estado no fortalecimento dos Comitês por meio das entidades executivas no próximo ano.
Comments