Ex-presidente do Comitê Urussanga refletiu o tema com alunos do ensino fundamental
23/03/2023
A reflexão sobre os cuidados com a água, do necessário uso consciente e comportamento preventivo para proteger os mananciais hídricos. Essa foi a tônica da palestra realizada pelo professor Antônio Adílio da Silveira, na manhã desta quinta-feira (23/3), a alunos do nono ano da Escola de Educação Básica Melchíades Bonifácio Espíndola. Nessa atividade, alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22/3, ele representou o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, como membro representante da Colônia de Pescadores Z-33, com sede naquele município balneário.
Docente do curso de Engenharia Civil da Unibave e engenheiro químico aposentado da Casan, Silveira é natural do Balneário Rincão, onde também reside atualmente. Foi a partir desse conhecimento de causa sobre os mananciais hídricos do município que ele procurou provocar os adolescentes sobre a temática, considerando a disponibilidade hídrica local, que conta com sete importantes lagoas – Urussanga Velha, Freitas, Jacaré, Rincão, Faxinal, Esteves e Campo Mãe Luzia. “De onde vem a água que consumimos aqui? Vocês sabem”? Seus questionamentos serviram para aproximar os estudantes de uma realidade tão próxima, mas às vezes distante da sua percepção.
Os alunos mostraram-se muito interessados na discussão, participando ativamente com perguntas. Silveira falou sobre o ciclo da água e do quanto devemos cuidar para que esse bem comum, sensível e limitado, esteja disponível para todos em qualidade e quantidade necessárias. Destacou o papel do saneamento básico, essencial nesse processo, sobretudo, com a implantação de sistema de coleta e tratamento de esgoto, que Balneário Rincão, a exemplo de outros vários municípios da região, não dispões. “Sem tratamento de esgoto, nossos rios são poluídos e isso gera sérios problemas de saúde pública”, afirmou.
O palestrante, que também é ex-presidente do comitê Urussanga, também chamou atenção para a questão do desmatamento, que prejudica e pode comprometer o ciclo hidrológico. E sobre os resíduos sólidos, jogadores nas ruas e nos rios, prejudicando seriamente a água. “Depois, ao comermos peixes contaminados, também ingerimos o plástico que eles comem”, advertiu ele. Além dos alunos do nono ano, os do ensino médio também participariam de palestra, no período noturno.
Palestra em Lombas Pedreiras
A palestra de Silveira também contemplou alunos dos primeiro e segundo anos da Escola de Educação Fundamental Gervásio Teixeira Fernandes, Pedreiras, unidade escolar do município de Balneário Rincão. Essa atividade, porém, foi realizada na manhã da quarta-feira, dia 22.
Comments