Mais uma importante etapa do processo de renovação da composição das organizações membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga acontecerá nesta semana. Após o período de inscrições e a divulgação das listas preliminar e oficial das entidades habilitadas, sendo mais de 40 postulantes aos assentos, o procedimento será concluído em Assembleias Setoriais Públicas (ASPs) que serão realizadas em encontros virtuais nesta quarta-feira, dia 21.
Em horários distintos, os membros irão eleger, a partir de critérios, as organizações, entidades ou órgãos representantes de cada segmento. O processo de escolha iniciará às 9h30min com População da Bacia. Nesta categoria, 18 entidades concorrem a 12 vagas. Depois, às 14 horas, será o momento dos Usuários de Água, dos quais 15 entidades disputam os 12 assentos. Por fim, às 16 horas, ocorrerá a definição para Órgãos da Administração Federal e Estadual. Neste segmento, 9 habilitados competem pelas 6 vagas.
A publicação dos resultados e das atas em plataforma digital, através dos sites oficiais do Comitê, será no dia 24 de outubro. Entre os dias 25 e 27 de outubro, as entidades poderão manifestar recursos sobre as definições. A publicação das entidades habilitadas ocorrerá no dia 28 de outubro, no site: www.aguas.sc.gov.br/comite-urussanga
A posse das organizações-membros eleitas acontecerá em assembleia geral extraordinária do Comitê, no mês de novembro. Com isto, o processo de renovação da composição das organizações membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga resultará na redução de 40 para 30 participantes a partir da gestão entre 2020 e 2023.
A nova composição será de 12 organizações-membros oriundas do segmento Usuários de Água, outras 12 do segmento População da Bacia, por meio dos poderes executivo e legislativo municipais e de organizações civis de recursos hídricos, e 6 organizações-membros do segmento Órgãos da Administração Federal e Estadual atuantes na área de abrangência do Comitê e que estejam relacionados com os recursos hídricos nos dez municípios que compõem o território da bacia do rio Urussanga.
Eliana Maccari - Jornalista MTB JP 04834SC
Comments