Iniciativas deverão trazer impactos muito positivos à gestão hídrica na bacia
15/03/2024
Os dirigentes do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Urussanga, em conjunto com membros do Profor Águas Unesc – equipe da Entidade Executiva que presta suporte a órgão – discutiu e alinhou os projetos e ações que deverão receber mais atenção nos próximos meses. A reunião aconteceu na última quarta-feira, 13, na sede da Epagri, em Criciúma.
Dentre os principais tópicos da conversa, estiveram a discussão e escolha dos projetos prioritários voltados à ações de curto prazo do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga; o processo de mobilização de instituições estratégicas para as Assembleias Setoriais Públicas; as ações a serem realizadas pelo Comitê em alusão ao Dia Mundial da Água; e a capacitação prevista para o próximo mês.
A realização de um diagnóstico da qualidade da água do rio Urussanga é um dos projetos a serem desenvolvidos, além da criação da política de gestão e segurança hídrica em mais um município da bacia – Urussanga é o primeiro, que já está em fase de implantação. Os dois projetos deverão ser elaborados e executados ao longo do ano.
Para a presidente do Comitê Urussanga, Lara Possamai Wessler, o encontro foi bastante produtivo. “Deixamos acordados os projetos que se realizarão este ano; alinhamos expectativas para o Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Sul do Brasil, o ERCOB, que acontece na próxima semana; e tratamos da linha de ação para mobilizar a sociedade a se candidatar a uma vaga no comitê”, completa.
Além da presidente, também participaram da reunião o vice-presidente do Comitê Urussanga, Fernando Damian Preve Filho; o coordenador técnico do Profor Águas Unesc, José Carlos Virtuoso; e a técnica em recursos hídricos Graziela Elias.
Comentarios