Uma audiência pública na noite do dia 23 de janeiro apresentou o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da Mina Santana Céu Aberto. A medida atende a Política Nacional de Meio Ambiente, que torna obrigatória a elaboração deste estudo para atividades potencialmente geradoras de significativo impacto ambiental.
O encontro aconteceu no salão paroquial da comunidade, em Urussanga, e discutiu a ampliação do licenciamento ambiental de empreendimento voltado ao aproveitamento da área remanescente da jazida de carvão.
Na ocasião, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga acompanhou o caso através da representante de organização membro Marlene Zannin. De acordo com o relatório apresentado na audiência com base em trabalhos de pesquisa mineral e diagnóstico ambiental, o aproveitamento da reserva de carvão mineral tem como finalidade a manutenção da produção de carvão energético e carvão metalúrgico. A área de reservas remanescentes de carvão mineral atinge a extensão superficial de 35,15 hectares, onde foram centrados os estudos de campo.
Comments